(11) 3493-4082 e (11) 95655-8983 waldomiro@waldomirofilho.com
Escolha uma Página

Todos nós sabemos hoje que o Facebook – rede social que foi lançada em 2004 e que em 2012 atingiu a impressionante marca de 1 bilhão de usuários – é uma grande ferramenta para qualquer negócio, seja desde uma pequena papelaria, um bar ou lanchonete, até uma grande loja de departamentos ou uma companhia aérea.

Mas o que muitos empresários não sabem é que é possível se destacar de maneira consistente nesta rede social e se diferenciar da sua concorrência, criando uma interatividade e um grande canal de comunicação com seus fãs, seus clientes e principalmente para aqueles que ainda não o conhecem ou que não são seus clientes.

Não existe mágica no mundo dos negócios – você que tem a sua empresa sabe muito bem disso – o que existe é estratégia e ações contínuas.

E estas ações contínuas – entenda por publicações, compartilhamentos, interações na sua página – é que darão relevância à sua fanpage e naturalmente o destaque que você deseja.

Para que você “apareça” mais para seus fãs e seguidores ou para os amigos deles, o Facebook cria um Ranking, que é uma fórmula que ele utiliza para estabelecer quais as suas postagens e para quem ele mostrará aquilo.

Simplificando, ele leva em consideração centenas de fatores e aqui falaremos de 4 fatores importantíssimos, que são possíveis de serem controlados e monitorados e que comento a seguir (lembre-se apenas que TUDO é bastante dinâmico e que estes fatores podem ser alterados a qualquer momento, dependendo da política adotada pelo Facebook à época):

1- AFINIDADE

É a relação que existe entre a sua página e o seu fã. Se ele faz um comentário e você responde ou curte o comentário, sua relação de afinidade está se estabelecendo e sendo melhor rankeada.

Se os amigos deste seu fã curtem as publicações feitas por você, o Facebook entende que aquela publicação é relevante e que está promovendo uma boa interação entre os seguidores e os amigos deles. Assim, levar os seus fãs a fazerem alguma interação na sua página é fundamental para o melhor “rankeamento” dela.

Mas a interação deverá ser através de conteúdos de qualidade e que estejam relacionados ao seu negócio e não de conteúdos vazios e sem relevância – por exemplo, apenas postagens de animais e piadas caso o seu ramo de negócios não seja este.

2- TEMPO

Outro fator interessante é o tempo da publicação e isto está relacionado a quantas curtidas, comentários e compartilhamentos sua publicação obteve nas primeiras horas após ser publicada. Não que em algum momento esta publicação não esteja de volta à time-line, mas as primeiras horas são vitais para o seu sucesso e naturalmente o rankeamento de sua página. Isso porque o Facebook preza muito pela qualidade e não necessariamente pela quantidade de postagens que você faz.

3- PESO

O Facebook atribui um certo peso às interações que seus fãs ou seguidores realizam, ou seja, uma curtida na postagem não terá o mesmo peso que um comentário ou que um compartilhamento. Despertar o interesse do seu público para comentar e compartilhar é uma estratégia interessante, criando postagens adequadas e com valor, para que esta interação seja estimulada.

4- COMENTÁRIOS NEGATIVOS

O Facebook quer saber se aquilo que escreve ou compartilha, ou mesmo as avaliações na sua página tem valor ou não. Uma métrica adotada é a quantidade de comentários negativos, pois indica que algo na sua página não está indo muito bem.

Entenda por comentários negativos que não são os comentários quando alguém fala mal de você ou seu produto, mas sim pelas ações que o seu fã/seguidor executa: deixa de curtir sua página, seleciona para não ver mais os seus posts ou deixa de lhe seguir. São ações que mostram que seus conteúdos não tem muita importância/relevância.

Aqui falamos de alguns fatores, de forma simplificada, mas o Facebook, com o seu algoritmo de ranking, não é apenas guiado por estes 4 fatores e sim por mais de uma centena de fatores.

Mas o que devemos destacar aqui é que a relevância do que posta, bem como a constância e a qualidade do seu conteúdo é que definirão o quão bem rankeado estará.

Não permita que o ranking do Facebook guie o seu negócio, mas sim que suas estratégias estejam alinhadas com os parâmetros dele e principalmente com os seus objetivos.

Definir uma estratégia de postagens e entender o que seus seguidores gostariam de ler, comentar e compartilhar com os amigos é condição única para o seu avanço de forma orgânica, sem gastar rios de dinheiro com postagens impulsionadas, que aliás devem ser sempre realizadas, mas com estratégias e combinando postagens orgânicas com postagens pagas.

Para alavancar sua página no Facebook e fazer que os seus seguidores se tornem clientes, clique aqui para saber mais

Share This
WhatsApp FALE AGORA COM UM CONSULTOR