(11) 3493-4082 e (11) 95655-8983 waldomiro@waldomirofilho.com
Escolha uma Página

Um grande desafio para qualquer empresário é criar uma rotina de relacionamento com clientes, seguidores das redes sociais, fornecedores, prestadores de serviço e colaboradores.

Sabemos que o tempo parece cada vez mais escasso, face à inúmera quantidade de atribuições diárias, tanto no campo profissional, quanto no campo pessoal e cuidar de tudo isso, resolvendo por muitas vezes vários problemas simultaneamente é uma tarefa no mínimo Hercúlea.

Amparado nisso preparamos alguma dicas para auxiliar no relacionamento com cada um dos perfis que comentamos acima, então vamos lá!

Clientes:

Que os clientes são a razão de existir de toda empresa é dispensável comentar, mas é necessário comentar se está dando a devida atenção que os seus clientes merecem, face à importância que eles possuem para a sua empresa. Uma ideia é criar uma rotina de visitação dos mesmos, caso eles normalmente não venham até a sua empresa; se possui um estabelecimento em um ponto comercial frequentado por eles, esteja em alguns momentos do dia junto aos mesmos, observando sua equipe de atendimento, fazendo perguntas aos que visitam, tirando dúvidas, mostrando que está presente e preocupado em ajudar os clientes na tomada de decisões pelos seus produtos ou serviços. Nada melhor do que o dono da empresa participar disso.

O cliente precisa perceber que a empresa se importa com ele, isso facilita a criação de confiança e a opção pela sua empresa ou por outra.

Redes Sociais:

Mais do que apenas atrair novos potenciais clientes, é importantíssimo manter os clientes atuais, pois o seu caminho para novas vendas ou novas contratações de serviços está mais fácil e principalmente, custa menos. Relacionar-se então com estas pessoas é de importância inquestionável e as redes sociais cumprem muito bem este papel, com uma comunicação em massa.

Tome apenas o cuidado ao se relacionar com seus clientes, de criar uma comunicação que seja relevante, que agregue valor à sua marca ou empresa, que acrescente algo de importante para eles, que os auxilie em alguma dúvida que possa existir sobre os seus produtos / serviços.

Veja também: Instagram, conheça o poder desta rede social

Fornecedores e Prestadores de Serviços:

Um dos grandes pilares de qualquer empresa é o bom relacionamento com seus fornecedores e os prestadores de serviço; bastante comum em muitas empresas é um relacionamento conturbado e desrespeitoso à estes profissionais, pois muitos empresários ainda tem sua conduta baseada na condição de estar comprando ou contratando as empresas que estes trabalham e por isso entendem que quem paga tem direitos ilimitados sobre os fornecedores. Não caia neste comportamento do século XIX, já vimos inúmeras empresas decretaram o seu fim porque ficaram sem fornecedores/prestadores de serviços por conta destas práticas.

Um outro ponto é que fornecedores e prestadores de serviços pode se tornar também consumidores daquilo que vende, podem se tornar seus fans e divulgarem com prazer sua marca, retroalimentando este ciclo. O contrário também é verdadeiro, fornecedores desrespeitados podem ser nocivos, assim como clientes também.

Colaboradores:

Uma outra grande razão de existir de qualquer empresa deve ser a oportunidade de geração de renda para ela mesma, para os sócios e para os colaboradores, através dos postos de trabalho gerados. Então nada melhor do que um relacionamento de alto nível com seus colaboradores, pois são eles que literalmente conduzirão sua empresa para o sucesso ou para o fracasso.

Uma dica de ouro é que para tê-los sempre ao seu lado basta apenas cumprir rigorosamente aquilo que foi previamente combinado, incluindo aí pontualidade nos pagamentos de salários, tratativa adequada, ambiente de trabalho sadio e clareza nas ações. Parece óbvio, mas acredite, não é. Constate você mesmo, caro leitor (a) como são ou estão os colaboradores de muitas empresas que você conhece.

Para finalizar, a velha e boa prática do bom relacionamento com a vizinhança se aplica aqui, afinal de contas, todos estes citados fazem parte do nosso convívio diário, então por que não tê-los cada vez mais ao seu lado?

Quer desenvolver um relacionamento consistente, duradouro e que transforme seguidores em clientes? Entre em contato (11) 95655-8983

Share This
WhatsApp FALE AGORA COM UM CONSULTOR