(11) 3493-4082 e (11) 95655-8983 waldomiro@waldomirofilho.com
Escolha uma Página

Se olharmos para trás, notaremos que há algumas décadas, poucas empresas sofriam com a concorrência; e vamos um pouco mais longe, isso quando existia concorrência. Com o passar do tempo este cenário foi se modificando, mais empresas foram abertas, surgiram novos ramos de atividade comercial, mais pessoas se tornaram empreendedores e naturalmente a concorrência foi aumentando entre empresas do mesmo segmento.

Mas o que muitos empresários por muitas vezes deixam de observar é que a quantidade de clientes também aumentou; e esse aumento ocorreu tanto por classe social quanto por faixa etária: hoje crianças e jovens também são grandes consumidores e quando não compram diretamente, tem um poder de influência enorme naquilo que os pais consomem.

E você, empresário, empreendedor, autônomo, profissional liberal, enfim, você que depende diretamente do consumo para o seu faturamento, sofre diariamente com a concorrência, principalmente se o seu concorrente adota o que costumamos chamar de “política comercial predatória”, onde sacrifica margens, lucratividade, qualidade de atendimento e muitas vezes a própria qualidade do produto, na ânsia de apenas vender, e se esquece do objetivo número 1 de qualquer empresa: resolver o problemas do cliente

Este tipo de empresário, normalmente cresceu e continua trabalhando com uma mentalidade de ESCASSEZ, uma vez que o cliente ou é dele ou não é de mais ninguém. Para isso o mesmo não mede esforços para conquistar o cliente, mas esforços que jogam contra a sua própria empresa, como falei, sacrificando tudo o que pode – lucro, qualidade – em busca de “não deixar” que o cliente vá para outra empresa.

Veja também: “Como o Facebook pode ser seu grande aliado em negócios”

E como combater isso? Existe uma maneira muito interessante, que é adotar uma mentalidade de ABUNDÂNCIA, onde o empresário (empreendedor, autônomo, profissional liberal) entende que TODOS podem prosperar, trabalhando apenas 3 qualidades valiosíssimas para qualquer empresa, seja ela um carrinho de pipocas ou uma loja de departamentos:

1ª Qualidade: Foco no problema do cliente. Muitos se esquecem disso, mas você está lá para resolver um problema que o cliente tem, desde saciar a fome (ramo alimentício), quanto comprar uma camisa nova para uma festa (vestuário) ou trocar a bateria do celular (assistência técnica)

2ª Qualidade: Compromisso com a sua imagem. Outro ponto negligenciado pro muitos é quanto a ter uma boa imagem ou reputação no mercado. Fundamental para a manutenção do seu negócio e principalmente, para não dar espaço para a concorrência crescer.

3ª Qualidade: Interesse genuíno pelo cliente. Todos querem a concretização do negócio, mas se ocupar apenas disso é o que não lhe traz uma mentalidade de abundância; ocupe-se em atender o cliente dentro daquilo que ele precisa, pois o fechamento do negócio e o dinheiro que virá com isso são apenas consequências e naturalmente acontecerão.

Adotar esta mentalidade, além de proporcionar mais foco no seu negócio, fará que os clientes satisfeitos sejam os seus maiores vendedores.

Uma outra grande ferramenta, são as Redes Sociais – faça bom uso delas, diferencie-se dos demais e certamente você não enxergará o seu concorrente da forma que enxerga hoje, mas sim como mais uma empresa que atua também no mercado!

Share This
WhatsApp FALE AGORA COM UM CONSULTOR