(11) 3493-4082 e (11) 95655-8983 waldomiro@waldomirofilho.com
Escolha uma Página

Uma comunicação eficiente, objetiva e sobretudo, que traga conteúdos que realmente interessam aos seus clientes e prospects é o que faz total sentido nos dias de hoje.

Quantas listas você já se cadastrou e recebeu aquela infinidade de emails que nem abriu ou ainda, que abriu, leu e que não acrescentaram nada de importante às suas necessidades?

Saber utilizar adequadamente uma Newsletter ou um sistema de E-mail Marketing pode fazer muita diferença para você se comunicar com seus clientes e mais do que isso, pode ser decisivo até para alguns fechamentos de negócios.

Vamos falar um pouco sobre Newsletter e sobre E-mail Marketing, principalmente sobre o que cada um é, suas principais diferenças e como podem ser utilizados para criar um canal de comunicação eficiente com seus clientes ou prospects.

NEWSLETTER:

Provavelmente você já se cadastrou em algum site ou alguma loja e mensalmente recebe um e-mail com informações sobre ações que a empresa tem feito, inauguração de alguma loja, dicas de culinária, vestuário, tendências de moda, comportamento, viagens, ou seja, uma infinidade de assuntos.

 Objetivo da Newsletter é justamente este: informar sobre estes assuntos mencionados, criar um engajamento com esta base de pessoas, sempre no campo informativo e institucional.

A Newsletter pela sua natureza informativa cria este envolvimento com a marca, fortalecendo esta relação e permite que em algum momento este leitor torne-se um cliente da empresa (se ainda não é).

Um aspecto extremamente importante é a periodicidade dos envios da Newsletter e também dos conteúdos – aliás, estes devem ter relevância acima de tudo, para que os leitores ao invés de excluir ou não ler os e-mails, leiam, interajam e aguardem pelo próximo.

E-MAIL MARKETING:

Um pouco diferente da Newsletter, o E-mail Marketing tem por objetivo criar um relacionamento com o leitor, levando periodicamente assuntos que normalmente auxiliarão este seguidor a resolver algum problema específico, gerando dicas, mostrando assuntos publicados no blog da empresa, mostrando os produtos que a empresa vende e que podem auxiliar a resolver aquela necessidade do leitor, criar um fortalecimento de marca, em conjunto com a Newsletter.

Note que uma infinidade de motivos levariam você a criar uma sequência de e-mail marketing, mas principalmente, convergindo para a oferta de um produto ou serviço que sua empresa comercializa. O E-mail Marketing tem esta função de criar este relacionamento, criar esta proximidade com o leitor mas não somente de forma institucional, como a Newsletter, mas também com uma característica comercial ou de promoção de algo.

Independente de qual meio for se utilizar para a comunicação com sua base de clientes ou de possíveis clientes, é importante sempre atentar para alguns pontos:

  • Sempre forneça conteúdos que realmente sejam interessantes, que atinjam o objetivo ao qual foram planejados, seja de dar dicas, mostrar soluções para algumas necessidades, de atualizar esta base de leitores sobre as novidades que sua empresa tem lançado, de ações que tem feito, enfim, algo que valha a pena ser lido e se manter assíduo às suas publicações.
  • Tenha uma frequência constante, sem cometer exageros e tampouco de ficar muito tempo ausente e correr o risco do distanciamento dos seus leitores.
  • Certifique-se que o conteúdo da Newsletter é composto na maior parte de conteúdo educativo e não de auto-promoção. Quanto ao conteúdo do E-mail Marketing, ele pode e deve ter conteúdo de promoções, de oferta de produtos/serviços, mas fundamentalmente ele tem a função de criar um marketing de relacionamento com este futuro cliente e no momento que ele entende ser oportuno, não irá hesitar em comprar seus produtos ou contratar os seus serviços.
  • Personalize sempre, ou seja, mande a mensagem personalizada como nome do destinatário, isso cria uma proximidade maior e demonstra que ele está ali e que ele é único para você.
  • Utilize uma ferramenta de automação de emails para fazer todo este processo – se não sabe como fazer isso, clique aqui
  • Crie postagens com visual atraente (no caso das Newsletters) e objetivos (no caso das mensagens de E-mail Marketing), mas sobretudo com conteúdo que seja importante e interessante para o leitor.
  • Não faça SPAM, envie e-mails sempre com o consentimento das pessoas

Veja também: Utilize o Bot Messenger como seu Vendedor 24h

E por fim, mensure os resultados, acompanhe as métricas, pois serão indicadores do desempenho, da aceitação das mensagens e sobretudo se os conteúdos entregues são relevantes.

Se você achava que apenas se relacionar com seus clientes pelas redes sociais era importante, creio que começa a partir de agora considerar também a possibilidade de criar um relacionamento através do E-mail Marketing. Isso lhe dá uma consistência na sua comunicação com seus clientes ou prospects e sobretudo, constrói uma imagem positiva sobre a sua marca ou produto.

Quer saber como implantar um sistema de automação de e-mails e criar um canal de comunicação com seus clientes? Clique aqui que certamente poderemos lhe ajudar.

Share This
WhatsApp FALE AGORA COM UM CONSULTOR